Plataforma colaborativa da Microsoft quer reunir educadores do mundo todo

Com foco nos profissionais de ensino, a Microsoft lançou o site Microsoft Educator Community. O objetivo é fazer da plataforma uma ferramenta de engajamento entre educadores, uma espécie de rede global com treinamento interativo e dicas sobre melhores práticas.
Por meio dela, professores podem se reunir com colegas e especialistas e terem acesso a materiais, conselhos, exemplos e resultados que possam enriquecer o ensino. O acesso pode ser feito via computadores ou mesmo em dispositivo móveis.
Para abrir uma conta no site, educadores precisam criar um perfil com informações sobre estilo de ensino e áreas de atuação. Quanto mais completo o perfil de um profissional, diz a Microsoft, “mais bem preparado este estará para inspirar e atrair outras pessoas”. O cadastro e seu uso são gratuitos para educadores.
Outro destaque da comunidade é seu foco em treinamento. Por meio dela, professores têm acesso desde a webcasts a vídeos de dicas rápidas, passando por workshops. Outras lições incluem dicas de como tirar melhor proveito da tecnologia colaborativa em salas de aula, incluindo aí recursos como o OneNote, Sway, Windows, Office 365 Education e Minecraft.
Ao completar lições, educadores também ganham pontos e selos a medida que adquirem habilidades. Com isso, ganham reconhecimento de outros professores ao longo do caminho. Outro recurso é o compartilhamento de planos de aula e outros conteúdos através de redes sociais, já que a plataforma é integrada com Facebook, Twitter e Skype.
A comunidade de educadores já conta com 1,5 milhão de profissionais em mais de 235 países.

