Presidente da Oracle diz que IBM e SAP não disputam mercado de cloud

Larry Ellison subiu ao palco do Oracle Open World 2015 para reforçar a mensagem de que a empresa que fundou há quase quatro décadas construiu alicerces fortes no mundo de cloud computing. O presidente e CTO da companhia aproveitou a abertura do evento para parceiros e clientes da fornecedora para disparar contra alguns de seus tradicionais concorrentes.

“Nossos maiores competidores ao longo dos últimos 20 anos, IBM e SAP, não disputam o mercado de cloud computing. Eles simplesmente não estão lá. Isso é um choque para mim”, alfinetou o executivo na abertura do evento para clientes e parceiros da fabricante nesse domingo (25/10), em San Francisco (EUA).

Na visão de Ellison, a Microsoft é o único player da indústria que, além da Oracle, tem um portfólio completo orientado à cloud computing. “Estamos no meio de um mudança geracional tão importante quanto a chegada da computação pessoal”, afirma, referindo-se ao avanço da computação em nuvem.

O executivo afirma que essa nova era da tecnologia trouxe uma nova classe de competidores formada por players que nasceram na última década. “As grandes fornecedoras que dominam esse espaço são companhias de US$ 6 bilhões, e não de cententas de bilhões”, ilustra.

Ellison afirma que, no mercado de aplicação, a Oracle compete contra Salesforce.com e Workday. “Nunca contra SAP”, enfatizou. Em plataforma, ele diz que a concorrência é contra a Microsoft, não IBM. “Em infraestrutura, competimos contra a Amazon Web Services, não contra a IBM e EMC”, adicionou.

Transição

Segundo o executivo, a Oracle percebeu que precisava começar a virtualizar suas aplicações há cerca de uma década. “A ironia é que entramos no mundo de SaaS, e isso nos levou à plataforma como serviço (PaaS) que nos levou à infraestrutura como serviço (IaaS). E é aí que estamos atualmente”, comenta.

Ellison afirma que, junto da empresa fundada por Bill Gates, a Oracle é a única a atuar em todas as camadas das ofertas de nuvem. Frente aos concorrentes que nasceram no mundo cloud, o CTO diz que sua oferta se difere por contemplar a camada de plataforma “que permite que clientes expandam suas aplicações”.

A Oracle traçou seis objetivo para liderar o mercado de cloud: menor preço de aquisição e custo de propriedade, não ter pontos de falhas, ser a solução mais rápida, usar padrões de indústria, garantir compatibilidade para mover fluxos de trabalho entre instalados e cloud e prover segurança defensiva.