Processador 10% mais rápido da Qualcomm pode estar em novos celulares
A Qualcomm revelou o Snapdragon 821, o processador mais rápido da marca até o momento, nesta segunda-feira (11). O 821 se coloca um degrau acima do 820, apresentando desempenho que deve ser até 10% melhor do que o antecessor, com quatro núcleos operando a 2.4 GHz (enquanto o Snapdragon 820 opera a 2.1 GHz). No momento, não há informações sobre novos aparelhos que adotarão o novo processador da Qualcomm, mas, segundo a fabricante, os primeiros lançamentos com o novo chip devem ser realizados no segundo semestre. O Snapdragon 820 é o processador do Xperia Z5, LG G5, Moto Z e da versão americana doGalaxy S7, por exemplo.
Snapdragon 820: entenda as tecnologias que fazem do chip um ‘monstro’
Segundo a Qualcomm, o Snapdragon 821 não é um substituto do 820, mas uma unidade que complementa o potencial do modelo anterior. Em termos comparativos, seria uma revisão do processador lançado no começo do ano até que a Qualcomm apresente uma nova linha de processadores com saltos de performance mais sensíveis.
A Qualcomm promete para o novo chip uma performance mais adequada para uso em dispositivos de realidade virtual, que usam smartphones como base (por exemplo, oGear VR da Samsung), além de novos aparelhos VR que dispensam o uso de celulares, mas usam sistema operacional Android, como o Daydream desenvolvido peloGoogle.
Em todo caso, a possibilidade de uso em realidade virtual associada a smartphones fortalece a aposta de que o Snapdragon 821 possa pintar no novo Galaxy Note 7. Outros top de linha a serem revelados na segunda metade do ano, e que podem acabar com o Snapdragon 821, são o Moto X 4 e o novo Nexus.