Quatro recomendações para criar uma estratégia de Blockchain

Mesmo que você não trabalhe no mercado de serviços financeiros, provavelmente já ouviu falar sobre Blockchain, uma tecnologia criptográfica que está por trás do bitcoin e, por isso, esteja considerando a relevância estratégica de usá-lo em sua empresa.

De acordo com a revista The Economist, “o Blockchain tem aplicações que vão além do dinheiro e da moeda. Oferece uma maneira para que pessoas que não se conhecem, ou que ainda não confiam umas nas outras, possam ter um registro confiável de quem é dono do quê e este registro precisa ser validada por todas as partes envolvidas. Trata-se de um modo de criar e preservar verdades”.

Um dos aspectos interessantes da tecnologia Blockchain é o fato de não ser uma unanimidade. Algumas declarações bastante polêmicas foram feitas. Analistas do Gartner chegaram a dizer que “as implicações do Blockchain para a economia são comparáveis às implicações da Internet para a informação”. Um recente artigo da consultoria McKinsey aborda“como Blockchains podem mudar o mundo”.

Mas enquanto esses analistas anunciam seu potencial revolucionário, outros advertem que talvez não passe de uma distração digital e aconselham proceder com cautela. A Constellation Research, por exemplo, publicou recentemente que “quase tudo que você lê sobre a tecnologia é falso” e indicou algumas das hipóteses mais exageradas do setor.

Separando fato de ficção

Diante desse dilúvio de informações e opiniões tão divergentes, vale a pena analisar os fatos e adotar uma abordagem gradual, que seja condizente com a maturidade relativa do Blockchain no mercado e com a maneira que sua organização lida com o risco.

Primeiro, é importante considerar que muitas grandes empresas já estão se envolvendo com o Blockhain. Investidores de Venture Capital, startups, líderes do setor, grandes players de tecnologia, associações e consórcios do setor já estão marcando presença.

De acordo com a publicação “The Pulse of Fintech, 2015 in Review”, da KPMG e da CB Insights, a tecnologia Blockchain, assim como a atividade do bitcoin, cresceu exponencialmente desde 2013,  angariando um total de US$ 474 milhões em investimentos apenas em 2015.

Empresas como IBM, Microsoft, grandes bancos e bolsas de valores já entraram no jogo. Além disso, associações e consórcios do setor como a R3CEV e a Linux Foundation vêm fazendo anúncios importantes e estão se concentrando em criar ecossistemas de Blockchain de categoria empresarial, como a plataforma Corda para o setor de serviços financeiros e o Projeto Hyperledger para outros segmentos.

A variedade de aplicações e mercados que a tecnologia abrange também é impressionante. As startups estão se preparando para abalar os negócios e os mercados de TI, incluindo as áreas de armazenamento em nuvem, contratos inteligentes, redes sociais, antipirataria, governança, identidade digital, cadeia de suprimentos, arte e propriedade intelectual, mercados preditivos e IoT, para citar apenas alguns. A Venture Radar apresenta um bom panorama de algumas das principais startups com foco em Blockchain que estão causando impacto em mercados não financeiros.

Como ocorre com qualquer tecnologia emergente, é evidente que ainda há muitos problemas comerciais e técnicos para serem resolvidos.

Preparação para a revolução digital

Com o potencial do Blockchain de revolucionar uma ampla gama de setores e aplicações, é importante pensar sobre o que podemos aprender com exemplos prévios.

Se lembrarmos do que aconteceu com a Web em meados e no fim da década de 90, ela surgiu de forma completamente inesperada para mudar nossa maneira de fazer negócios, tudo isso no intervalo de poucos anos. A Web também tinha muitos problemas técnicos que precisavam de solução. Na época, havia preocupações com a interface do usuário, o desempenho, a escalabilidade, a confiabilidade e a segurança (entre outras questões).

Por outro lado, a tecnologia sem fio levou mais de uma década para amadurecer e precisou de inovações na usabilidade de aplicativos e smartphones para finalmente ganhar impulso. O mercado cresceu em ritmo lento e geralmente se caracterizava por um grande número de aplicativos empresariais distribuídos entre setores, como automação da força de vendas e cadeia de suprimentos, antes de finalmente conquistar os consumidores.

Independentemente de você estar entre os entusiastas ou céticos em relação ao Blockchain, veja a seguir quatro recomendações para ficar por dentro das mudanças à medida que o mercado amadurece e, desta forma, se preparar para agir no momento certo para a sua organização.

1. Inclua Blockchain como uma área de foco estratégico em suas pesquisas de mercado sobre tecnologias emergentes

Com tanta atenção e atividade no mercado, vale a pena incorporar Blockchain em sua lista de foco estratégico, junto a outras áreas emergentes como IoT e automação inteligente. Tenha este tema em seu radar e acompanhe o interesse de clientes e parceiros, além de investigar como pode ser incorporado e contribuir para sua estratégia comercial digital.

2.  Considere o nível de maturidade atual e a trajetória do Blockchain antes de agir

À medida que as tecnologias emergentes são adotadas nas organizações, geralmente há três ondas nas quais você pode ingressar. Uma tendência com o status de “primeiros adeptos” precisa ser tratada de forma bastante diferente de quando essa mesma tendência já alcançou a curva inicial ou até mesmo uma ampla maioria. Os benefícios que você pode esperar também variam consideravelmente.

Como o Blockchain está em sua primeira onda, chamada de “ascensão”, há um grande potencial de transformação do modelo de negócios para os pioneiros que estiverem dispostos a assumir os riscos. Se a sua organização for mais conservadora, você pode esperar pela segunda onda, a da “diferenciação”, para adquirir vantagem competitiva como um dos primeiros adeptos ou pode esperar pela terceira onda, a de “valor comercial”, para extrair valor financeiro comprovado junto à maioria dos implementadores iniciais.

3. Acompanhe aplicações e indústrias emergentes e busque exemplos no setor

Se você não se identifica como um pioneiro, pode acompanhar os estudos de caso e as histórias de sucesso que surgirem para pensar em casos equivalentes para sua empresa e identificar o melhor momento de adoção. Você também poderá ver o desenvolvimento em outros setores, que podem ser adaptados ao seu próprio mercado.
Acompanhe as atividades de consórcios do segmento, incluindo ecossistemas, bem como o de empresas e de fornecedores da tecnologia. Assim, ficará atualizado sobre implementações e testes que forem surgindo e verá quais versões do Blockchain estão se tornando dominantes, para cada finalidade.
 
4. Use ofertas "como serviço" para pilotos e provas de conceito de curta duração

Com o rol de ferramentas, infraestrutura e serviços com grau de maturidade fornecidos por empresas de tecnologia na forma de "Blockchain como serviço" disponíveis na nuvem, você pode realizar provas de conceito e pilotos modestos, além de validar os modelos de negócios idealizados, sem precisar estabelecer uma infraestrutura com custo elevado.

Para cada piloto ou prova de conceito, defina claramente seus objetivos comerciais e técnicos com antecedência. Você testará um uso comercial específico com um cliente de confiança, avaliará apenas a viabilidade técnica geral ou os dois? Esses tipos de piloto também podem auxiliar a determinar qual versão do Blockchain é a mais adequada para suas necessidades.

Com o Blockchain, o verdadeiro risco é ignorar seu impacto e não se planejar. Se você transformá-lo em uma área de foco estratégico, acompanhar os setores, as aplicações emergentes, determinar o melhor momento para entrar no jogo e utilizar uma abordagem "como serviço" para realizar pilotos e provas de conceito, estará preparado para implementar blockchain no momento certo.

*Nicholas D. Evans lidera o Programa Estratégico de Inovação da Unisys

 

Se você se interessou sobre o assunto, confira nosso curso relacionado:

SS3450 - GESTÃO DE TI NA PRATICA - ESTRATEGIA - CONTRATOS - NOVA ECONOMIA DIGITAL