Sony anuncia primeiras TVs com Google Assistant integrada do mundo

Novas TVs Sony

A Sony anunciou uma série de novos produtos nas primeiras horas desta sexta-feira (10). De caixas de som Bluetooth a projetores de vídeo, o que mais chamou atenção mesmo foram as novas TVs da empresa, as primeiras do mundo a contar com a Google Assistant.

Com painel OLED de até 65 polegadas, os modelos da série A1E oferecerão resolução 4K para os consumidores e vêm com uma série de recursos para convencer todo mundo que finalmente é hora de abraçar as imagens Ultra HD. Com Android TV embutida, as TVs receberão uma atualização até o fim deste ano que adicionará a assistente baseada em inteligência artificial do Google. Porém, diferente do que acontece nos smartphones quando falamos "OK Google", aqui o usuário terá de pressionar um botão no controle remoto antes de a assistente ouvir seus comandos.

Também há a opção de conectar um Google Home à TV para comandá-la sem ter de pressionar qualquer botão. Independentemente da forma que o usuário escolha interagir com o aparelho, uma barrinha aparecerá na parte inferior da tela indicando que você pode dar o comando de voz que quiser. Nesse ponto, além das perguntas rotineiras, o usuário poderá pedir à assistente que troque de canal, abra um app específico, ajuste o volume ou comece a reproduzir um conteúdo específico.

A Sony XBR-X940E é o modelo OLED topo de linha anunciado pela fabricante hoje. Principal diferencial é seu processador X1 Extreme, que analisa e ajusta brilho e contraste de cada quadro antes de ele ser exibido ao espectador

Além desse pioneirismo todo, as novas TVs da Sony têm uma característica bastante peculiar -- e também inédita. Ao invés de reservar um espaço específico para os alto-falantes na frente do aparelho, a fabricante japonesa preferiu usar a própria tela como alto-falante. E isso é possível graças à tecnologia Planar, também conhecida como superfície plana de projeção de som, que instala as caixas de som coladas na parte de trás do painel do aparelho.

E aproveitando que estamos falando do painel, quem já viu as novas TVs em ação diz que praticamente não há borrões na imagem -- um problema recorrente nos modelos atuais de 50 polegadas para cima. O mérito disso é do processador topo de linha X1 Extreme que a Sony trouxe dos modelos Z9D para a linha A1E. Ele é capaz de executar análises detalhadas e ajustar automaticamente os níveis de contraste e brilho de cada quadro exibido pela tela, reduzindo a sensação de que estamos vendo fantasmas na tela a todo momento.