Sony lança TV de 100 polegadas com tecnologia 4K HDR no Brasil

TV 4K HDR da Sony de 100 polegadas

Sony trouxe para o Brasil a maior TV – e, talvez, a mais luxuosa – que a fabricante já produziu. O produto da linha XBR-Z9D tem 100 polegadas, 1,72 metro de altura e 2,26 metros de largura. Ou seja, o modelo tem a área equivalente à de uma cama king size.

 

Não é apenas o tamanho da televisão que impressiona. Ela vem com o novo processador X1 Extreme da marca, que tem capacidade de processamento 40% maior do que o chip anterior. Com isso, é possível aliar diversas tecnologias que melhoram brilho, contraste e, consequentemente, nitidez de imagens.

Uma delas é a resolução 4K, que consiste basicamente na quantidade de pixels da tela (nesse caso, quatro vezes mais do que no padrão Full HD). Outra é o HDR, que já é bem conhecido pelos fãs de fotografia. A tecnologia combina imagens com exposições diferentes e é capaz de gerar um visual com qualidade superior. Isso é possível, pois áreas que antes eram muito escuras ou muito claras são balanceadas, permitindo mais detalhes na imagem.

Estúdios de cinema e até emissoras de televisão no Brasil já estão produzindo conteúdos com ambas as tecnologias. Porém, a maioria dos vídeos ainda são em Full HD. Eduardo Barbosa, analista de marketing de TVs da Sony, afirma em entrevista a EXAME.com que a falta de conteúdo 4K HDR não é um problema para o novo modelo da marca.

Barbosa conta que a TV de 100 polegadas usa de um recurso chamado de upscalling, que simula a imagem em uma resolução mais alta do que a original. Geralmente, essa ferramenta usa uma técnica similar ao zoom digital da fotografia: a interpolação. Com ela, os pixels que não são usados são espelhados naqueles que estão ativos, duplicando a imagem ampliada.

Por vezes, quando o upscalling é utilizado, a imagem final perde nitidez ou fica borrada. Segundo Barbosa, graças ao processador, isso não acontece com a televisão da Sony. “O chip trata a imagem antes e depois a recalibra para que não aconteçam distorções.”