A novidade é o Sophos SafeGuard Encryption 8, que fornece criptografia persistente, transparente e proativa, protegendo arquivos entre plataformas Windows, Mac, iOS ou Android.
“A criptografia completa do disco protege os dados apenas em caso de roubo ou perda do notebook ou do dispositivo móvel. Mas os dados trafegam por todos os lugares”, alerta Dan Schiappa, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Segurança do Usuário Final na Sophos.
O executivo acrescenta que é extremamente difícil proteger os dados de forma consistente quando são compartilhados e abertos em múltiplos dispositivos e em aplicações de colaboração baseadas na nuvem.
“Planejamos novamente todo o SafeGuard Encryption 8 para criptografar cada arquivo por padrão e validar continuamente os usuários, aplicações e dispositivos para uma colaboração segura. Também fornecemos arquivos protegidos por senha, permitindo que os usuários compartilhem arquivos criptografados com destinatários externos”, afirma.
Legislação de privacidade dos dados
Uma criptografia abrangente e gerenciável deve ser prioridade para todos os líderes de TI ao reavaliar as estratégias de proteção de dados para atender às novas exigências da legislação. O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia entra em vigor em 28 de maio de 2018 e a partir daí todas as empresas detentoras de dados de clientes ou funcionários de cidadãos da União Europeia enfrentarão graves sanções financeiras de até 4% da receita anual em todo o mundo se sofrerem alguma violação de dados. Isso inclui empresas que não necessariamente estejam baseadas na União Europeia, mas possuam dados de cidadãos da UE.
“A legislação de privacidade de dados está sendo introduzida no mundo inteiro e as empresas de todos os tamanhos devem rever suas medidas de proteção antes de terem que arcar com as consequências. Todas as empresas que fazem negócios em países com leis de privacidade de dados devem cumprir esses regulamentos locais. A criptografia é amplamente aceita como a melhor medida de segurança disponível”, avisa Schiappa.
Como parte da estratégia de segurança sincronizada da fabricante, o Sophos SafeGuard Encryption pode responder automaticamente a incidentes de ameaça de proteção de endpoint. Durante uma infecção ativa, a solução pode revogar temporariamente chaves de criptografia para proteger os dados, e os usuários podem automaticamente obter essas chaves de volta depois que o incidente for resolvido.
Além disso, sincroniza chaves com o Sophos Mobile Control, que protege totalmente os direitos de acesso ao arquivo em smartphones e tablets. Mesmo documentos criptografados podem ser acessados de forma segura no recurso Secure Work Space da aplicação.