Tecnologia do Google permite rodar apps Android sem instalação

Chamada de Android Instant Apps, tecnologia carrega em poucos segundos apenas as partes importantes do app naquele momento, como se fosse um site.

Instalar um app é coisa do passado. Isso porque o Google revelou nesta quarta-feira, 18/05, os Android Instant Apps - aplicativos que rodam sem nem serem instalados.

No entanto, o que o Google mostrou como Instant Apps são oficialmente uma “espiada” e serão lançados no próximo ano, segundo afirmou a gerente de produtos da equipe Android, Ellie Powers, durante a conferência para desenvolvedores Google I/O 2016.

De acordo com a executiva, a novidade não exige nem que o usuário tenha o novo sistema Android N - funcionará até mesmo com celulares Jelly Bean. A demonstração feita no palco, por exemplo, aconteceu em um dispositivo rodando KitKat.

“Queremos facilitar a conexão entre usuários e desenvolvedores. Para os usuários acessarem uma variedade maior de apps, e para os desenvolvedores alcançarem mais pessoas. Com a web, você pode apenas clicar em um link e cair em uma página web. Isso é apenas um clique, e você chega lá em poucos segundos. E se você pudesse rodar qualquer app com um toque? É nisso que estamos trabalhando”, afirmou Ellie.

Se alguém te enviar um link para um app - a executiva usou o Tasty, clicar no link vai te levar diretamente para o app, sem precisar instalá-lo. O Google Play vai trazer apenas o “pedaço” do app que o Android precisa naquele momento. O app conseguiu abrir muito rapidamente porque estava dividido em módulos, afirmou, e o Google baixou apenas o que era necessário. Os usuários também poderão instalar o app inteiro depois.

Powers também mostrou como a tecnologia poderia ser usada em compras. Ela viu uma bag para câmeras nos resultados de busca na web, e o link resultante na verdade carregou um app simples da B&H. O app já vem até logado no Google Wallet para que o usuário não precise digitar seu endereço ou cartão de crédito.

“Vai levar apenas dois toques, não dois minutos”, afirmou a executiva.

Os desenvolvedores só precisam modularizar seus apps para que eles funcionem dessa forma, disse Powers, que destaca que esse processo pode levar menos de um dia de trabalho.

No entanto, a empresa não falou sobre quais os tipos de segurança estarão embutidos na novidade, ou como os usuários poderão evitar carregar apps que são enviados para eles por criminosos.