Windows 10 ganha Build 16215 com mudanças no Edge, Cortana e emojis
A Build 16215 para Windows 10 está disponível para os participantes do programa Windows Insider, que testam as versões beta do sistema operacional. A Microsoft trouxe divesas novidades como um novo design para a Central de Ações, um recurso para fixar ícones das páginas favoritas dos usuários na barra de tarefas do navegador Microsoft Edge, uma função para criar lembretes com a Cortana, atalhos que simplificam o uso de emojis, entre outras ferramentas. Conheça as principais novidades dessa build.
Microsoft Edge
Fixar páginas na barra de tarefas
A principal novidade do navegador nativo do Windows 10, o Microsoft Edge, é que agora é possível fixar páginas da Internet na barra de tarefas, como se fossem ícones de programas. O novo recurso vai facilitar o acesso aos sites mais visitados pelo usuário. Outro ponto positivo é que os ícones usados são os do próprio site, simplificando a identificação.
Navegação em tela cheia
Outra função que não existia no Microsoft Edge, mas já estava presente em outros navegadores é a navegação em tela cheia. Basta apertar F11 para que a janela do browser tome toda a tela. Para sair, tecle Esc.
Marcações e comentários em textos
A partir desta compilação, o Microsoft Edge também se tornou compatível com formatos de arquivo do tipo ePub, muito usado para livros digitais. Além de ler, é possível fazer marcações e anotações nos documentos. O mesmo vale para arquivos do tipo PDF. O browser também ganhou recursos menores, como novas animações das abas e restauração de sessão multi-janela, por exemplo.
Cortana
Lembretes programados
A Cortana está ainda mais esperta. É possível fazer com que a assistente lembre de algum evento baseando-se apenas em uma foto. Se você tirar uma foto do cartaz de algum evento, por exemplo, a Cortana o identificará e saberá ler as informações, como nome, local e data.
Dessa forma, a assistente perguntará se o usuário deseja criar um lembrete baseado nesse cartaz. No momento programado, um lembrete será enviado. Por enquanto, esse recurso só funciona nos Estados Unidos. É preciso ainda dar algumas permissões específicas à Cortana.
Cortana Lasso
Além disso, a assistente ganhou um novo recurso chamado Lasso, que será usado em conjunto com canetas Stylus. Ao circular alguma informação em uma página da web ou imagem, a Cortana identificará o que foi circulado e mostrará um menu de contexto apropriado.
Novas experiências com escrita à mão
A Microsoft aprimorou e adicionou novas funções ao recurso de handwriting, ou seja, escrita à mão. Em dispositivos com telas sensíveis ao toque, o usuário pode escrever com as canetas Stylus. Nesta atualização a Microsoft inseriu o padrão XAML para escrita à mão, adicionando mais gestos e facilitando a edição. Algumas das novas funções incluídas nesta build são:
- Escreva o quanto quiser no painel com o novo modelo de conversão;
Ao escrever uma palavra usando as canetas Stylus, você poderá ver o design das letras se tranformando.
- Selecione o texto para editar;
Para fazer uma edição, enquanto o painel de caligrafia estiver aberto, basta selecionar o trecho que deseja fazer alterações.
- Faça correções em letras e palavras sobrescrevendo os caracteres;
Para fazer a correção, basta escrever a palavra ou letra certa por cima do trecho errado.
- Faça edições por meio de gestos com a caneta;
Também para fazer correções nos textos, você pode fazer edições dentro do painel de caligrafia por meio de gestos com a caneta, como ''juntar'' ou ''dividir''.
Find My Pen
Este é um recurso que ajuda o usuário a encontrar a caneta Stylus, caso ele tenha perdido. Apesar do acessório não ter um GPS integrado, o Windows grava o local, data e horário da última vez que você a utilizou. Além disso, o suporte a caneta Stylus foi aprimorado. A partir desta compilação será possível rolar páginas com a caneta e fazer seleção de textos, objetos e imagens.
Ditado no desktop
Também será possível usar o recurso de ditado para escrever textos. Porém, a novidade só está disponível para os idiomas Inglês e Chinês simplificado. Para usar a ferramenta, basta tocar no botão do microfone no canto superior esquerdo do teclado de toque ou no painel de caligrafia, ou use o atalho Win + H para começar a ditar.
Além de ditar o texto, você também pode usar comandos de voz para fazer edição básica ou para inserir pontuações.
Nova opção de copiar links e compartilhá-los
Com a opção "Copiar link", o usuário copia o link do item (como um site no Microsoft Edge ou um aplicativo da Store) desejado, como se estivesse copiando a URL de uma página da web. Isso torna mais fácil o compartilhamento no Windows 10.
Nova pasta de detecção de mídia
A partir desta compilação o Windows fará uma busca no disco rígido ou SSD para detectar pastas de mídia relevantes que talvez você queira incluir em uma ou mais coleções de pastas. A nova função será compatível com os aplicativos Fotos, Groove Music e Movies & TV.
Filtros de cor
O Windows 10 ganhou novos filtros de cor que foram projetados para tornar mais fácil a diferenciação de cores para pessoas com problemas de visão, tais como o dautonismo. Cores como vermelho e verde serão mais identificadas com mais facilidade. Além disso, os filtros também ajudarão pessoas com sensibilidade à luz.
Propriedades de conexão de rede atualizada
A página de propriedades da conexão de rede passou a contar com dois perfis pré-definidos: o Público e o Privado. Essas novas opções substituem a antiga chave de seleção "Torne este PC invisível".
Novo painel de emojis
Novos atalhos foram criados para acessar o painel de emojis. Basta pressionar WinKey + ponto (.) ou Winkey + ponto e vírgula (;) para abri-lo. Você também pode usar as setas de navegação para alternar entre os tipos de emoji. A tecla ''Tab'' alterna entre as categorias, o ''Enter'' seleciona a figurinha e o ''Esc'' fecha o painel.
É possível mudar o tom de pele das figurinhas que representam pessoas ao clicar no botão que aparece na parte superior do painel reunindo diferentes cores. Basta escolher
a cor desejada.
Novo design no Menu Iniciar e Central de Ação
O Fluent Design System, nova diretriz de design da Microsoft, agora foi incorporado ao menu Iniciar e à Central de Ação. O menu Iniciar ganhou um novo efeito de transparência, redimensionamento vertical e horizontal aprimorado, aprimoramento na transição para o modo tablet e outros ajustes finos. A Central de Ações, por sua vez, ganhou um novo design com base no feedback dos usuários. As informações são exibidas de forma mais clara e mais organizada, facilitando a leitura e compreensão.
A lista completa de novidades da Build 16215 para Windows 10 está disponível no blog do Windows (blogs.windows.com).