Windows 11 mostra 'marca d'água' em PCs não elegíveis

Embora o Windows 11 tenha requisitos básicos específicos, alguns usuários contornam as exigências do sistema operacional para instalá-lo em PCs antigos. Contudo, a Microsoft não quer ver o software sendo executado por máquinas não elegíveis.

Para desestimular a prática, os dispositivos sem suporte terão uma “marca d’água” informando que não atendem aos requisitos para executar o Windows 11. Algo semelhante ao que acontecia com cópias paralelas de antigas versões do Windows.

A marca d’água de “Requisitos de sistema não atendidos” começou a aparecer em alguns PCs após a atualização de janeiro do Windows 11 (versão 22H2 comercial). No caso, a mensagem é exibida no canto inferior direito, acima da barra de tarefas.

Ao clicar no alerta, os usuários são encaminhados para uma página de configurações para obter mais informações. Então, o próprio software revela porque a máquina não é elegível para executar o sistema.

Alguns usuários que possuem o Windows 11 pré-instalado nos computadores passaram a visualizar a marca d’água após o Patch Tuesday de janeiro. Em destaque, os donos citam ser especificações "ínfimas" que tornam os PCs não elegíveis.

“É exigido que o PC tenha um ou mais núcleos, mas o meu possui dois. O restante dos requisitos é bem atendido e supera o mínimo exigido. Isso não faz sentido e confunde os usuários”, disse um usuário em um fórum.

Antigo recurso do Windows
Segundo o Windows Latest, a marca d’água de “Requisitos de sistema não atendidos” era um dos recursos experimentais do Windows 11 que estavam em teste desde 2022. Aparentemente, o alerta agora está disponível para o público geral.

Por questões de desempenho e outras condições, não é recomendado burlar os requisitos para a instalação do software em máquinas mais antigas. O correto é adquirir um dispositivo ou atualizar o antigo para atender as exigências do sistema.


Fonte: TECMUNDO