Zume, a ‘pizzaria robótica’ do Vale do Sílício
Região conhecida por ocupar as sedes das principais empresas de tecnologia, como Facebook, Google e Apple, o Vale do Silício abre espaço para empreendimentos alternativos. É o caso da startup Zume, uma pizzaria delivery, baseada em Mountain View, em São Francisco, com um conceito automatizado no qual robôs ajudam os funcionários a agilizar a preparação das pizzas.
O estabelecimento foi criado por Alex Garden – ex-chefe da Xbox Live, serviço do videogame da Microsoft, e ex-CEO da desenvolvedora de games Zynga –, que decidiu deixar os escritórios dos luxuosos edifícios do Vale do Silício para se mudar para um galpão onde montou uma pequena “linha de montagem” gastronômica: um dos pizzaiolos faz a massa, abre-a com uma máquina específica, e a coloca em uma esteira rolante. Em seguida, dois robôs, que ganharam até nomes, ajudam a fazer o resto: “Martha” espalha o molho em cada massa já esticada e “Bruno” coloca as pizzas nos fornos (os recheios, por enquanto, ainda são colocados por um dos funcionários humanos).
Em entrevista à Bloomberg, Garden, de 41 anos, revela a ambição de mudar a indústria do delivery. “Queremos ser a Amazon da comida”, diz o executivo. A partir de agosto, Garden pretende lançar um recurso para a pizzaria que segundo ele pode mudar o mercado de delivery: o empreendedor desenvolveu, dentro de cada furgão de entrega, 56 mini-fornos, que assarão as pizzas no caminho. De acordo com o executivo, “isso garante que a comida chegue o mais quente e fresca possível e também o tempo de entrega será otimizado”. Mas, por enquanto, as pizzas são inteiramente assadas no próprio estabelecimento, já que a vigilância sanitária municipal ainda não aprovou a novidade.
Investimento – Ainda de acordo com informações da Bloomberg, a pizzaria robótica do Vale do Silício já recebeu sondagens de diversos grupos de investimento, inclusive o Google Ventures, e da AME Cloud Ventures, empresa de capital de risco do cofundador do Yahoo, o taiwanês Jerry Yang.